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Por que o off-site é essencial para o retail media?

  • - Thaissa Gentil
  • 2 min de leitura

Nesta era de consumidores omnicanal, a jornada de compra se estende por vários pontos de contato, por isso ativar audiências off-site é um passo natural e necessário para maximizar a visibilidade e a eficácia das campanhas de retail media. 

Se você limita suas campanhas de retail media apenas às plataformas de varejo (on-site), não aproveita todo o potencial da colaboração de dados e da ativação de audiências de alto valor fora dos ambientes de varejo.

As ações off-site permitem que as marcas utilizem dados valiosos obtidos nos canais dos varejistas para alcançar consumidores em ambientes externos, como redes sociais, CTV e outros canais digitais.

Outro ponto a destacar é que, ainda que os varejistas possuam audiências massivas, existe um limite e essa audiência se torna mais cara de impactar, o que pode limitar o retorno do investimento. O off-site, por outro lado, possibilita a expansão do alcance a um custo muitas vezes mais competitivo.

A Unilever tem apostado nessa estratégia e promovido campanhas com excelente retorno ao  levar as audiências para fora do ambiente do varejo.

Estudo de caso

Unilever tem aumento de vendas valor e volume como resultado de mídia off-site

Desafio

A Unilever precisava promover as suas marcas de desodorante para aumentar vendas e frequência, além de entender o impacto de audiências e canais na efetividade de sua campanha.

  • Gerar mais receita.
  • Adquirir novos usuários.
  • Entender a omnicanalidade do seu consumidor.

Solução

  • Usar a tecnologia da LiveRamp e a audiência qualificada (baseada em hábitos de consumo) do Carrefour para rodar uma campanha de mídia no Meta e na open web, usando os seus canais próprios de comunicação com o consumidor dentro dessas plataformas de mídia. 
  • Medir o impacto dessa mídia unindo dados do digital e da jornada de compra na loja física para entender a omnicanalidade do consumidor.

Resultados

O recrutamento de novos usuários trouxe uma projeção de receita incremental acima de 1 milhão de reais.

O canal digital representou 9% das vendas totais, enquanto o hipermercado dominou a representatividade no físico, com 88% das vendas totais.

  •  8x ROI (vs. benchmark)
  • 19%  Lift de gasto médio
  • 40% Lift de volume por transação
  • 17.5% Taxa de aquisição