Nesta era de consumidores omnicanal, a jornada de compra se estende por vários pontos de contato, por isso ativar audiências off-site é um passo natural e necessário para maximizar a visibilidade e a eficácia das campanhas de retail media.
Se você limita suas campanhas de retail media apenas às plataformas de varejo (on-site), não aproveita todo o potencial da colaboração de dados e da ativação de audiências de alto valor fora dos ambientes de varejo.
As ações off-site permitem que as marcas utilizem dados valiosos obtidos nos canais dos varejistas para alcançar consumidores em ambientes externos, como redes sociais, CTV e outros canais digitais.
Outro ponto a destacar é que, ainda que os varejistas possuam audiências massivas, existe um limite e essa audiência se torna mais cara de impactar, o que pode limitar o retorno do investimento. O off-site, por outro lado, possibilita a expansão do alcance a um custo muitas vezes mais competitivo.
A Unilever tem apostado nessa estratégia e promovido campanhas com excelente retorno ao levar as audiências para fora do ambiente do varejo.
Estudo de caso
Unilever tem aumento de vendas valor e volume como resultado de mídia off-site
Desafio
A Unilever precisava promover as suas marcas de desodorante para aumentar vendas e frequência, além de entender o impacto de audiências e canais na efetividade de sua campanha.
- Gerar mais receita.
- Adquirir novos usuários.
- Entender a omnicanalidade do seu consumidor.
Solução
- Usar a tecnologia da LiveRamp e a audiência qualificada (baseada em hábitos de consumo) do Carrefour para rodar uma campanha de mídia no Meta e na open web, usando os seus canais próprios de comunicação com o consumidor dentro dessas plataformas de mídia.
- Medir o impacto dessa mídia unindo dados do digital e da jornada de compra na loja física para entender a omnicanalidade do consumidor.
Resultados
O recrutamento de novos usuários trouxe uma projeção de receita incremental acima de 1 milhão de reais.
O canal digital representou 9% das vendas totais, enquanto o hipermercado dominou a representatividade no físico, com 88% das vendas totais.
- 8x ROI (vs. benchmark)
- 19% Lift de gasto médio
- 40% Lift de volume por transação
- 17.5% Taxa de aquisição