LiveRamp-Por que o mercado brasileiro precisa ampliar a discussão sobre Soluções de Identidade e Data Clean Rooms (DCRs)?
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Por que o mercado brasileiro precisa ampliar a discussão sobre Soluções de Identidade e Data Clean Rooms (DCRs)?

  • - Gabriel Mazzutti
  • 2 min de leitura

Soluções de Identidade e Data Clean Rooms (DCRs) são temas para estudos e pesquisas, pautas para artigos e repercute em diversos mercados. Fico me perguntando qual o porquê de o tema ainda não ter ganhado espaço nas discussões em terras tupiniquins. 

Um artigo publicado pelo e-Marketer mostra que os gastos dos EUA com soluções e serviços de identidade aumentarão 13,0% em relação ao ano passado, atingindo US$ 10,4 bilhões este ano, de acordo com o Winterberry Group.

LiveRamp-Artigo Soluções de Identidade

Um estudo realizado pelo IAB (The Interactive Advertising Bureau) sobre o DCRs levantou alguns pontos importantes. Entre eles trouxe que uma pesquisa com 200 tomadores de decisão de dados em marcas, agências e publishers e 20 entrevistas detalhadas revela que o setor está alavancando DCRs, principalmente, para proteção de privacidade de dados, especialmente quando compartilhados com parceiros externos.

Por outro lado, essa tecnologia ainda é subutilizada. A maioria das empresas aproveitam apenas os recursos que os DCRs oferecem para privacidade, ignorando os recursos de medição – os mais avançados e poderosos dessa tecnologia. 

Embora o tema ainda não tenha ganhado tanta relevância por aqui, como já mencionei, no papel de responsável por addressability na LiveRamp Brasil tenho conversado com muitas pessoas, principalmente publishers, que estão, sim, se preparando para encarar a necessidade de utilizar dados primários de maneira mais eficiente.

E qual o benefício dessa tecnologia? Os DCRs são um ambiente seguro e controlado onde as empresas podem analisar dados sensíveis sem comprometer a privacidade dos usuários. E isso é fundamental nessa nova fase da publicidade digital. 

O porém para otimizar os resultados, contudo, é sobre parceria. É preciso ter um parceiro de DCR que possibilite organizar, analisar e medir dados, além de permitir a ativação de mídia em todo o ecossistema de publicidade para planejar e aferir com mais assertividade os investimentos em marketing. 

E a tecnologia funciona! Não à toa, grandes players vêm investindo em tecnologias para Soluções de Identidade ou DCRs. O Google anunciou recentemente o Publisher Advertiser Identity Reconciliation (PAIR), uma nova oferta que permite que publishers e anunciantes reconciliem seus dados próprios para uso em marketing e campanhas no Display & Video 360. Além do Google, Microsoft, Disney, Meta/Facebook, AWS, Pinterest e Spotify também adotaram soluções para potencializar o uso de dados.

Os principais portais/publishers no Brasil também estão abrindo as portas para essas tecnologias. É uma questão de tempo para que essas soluções sejam adotadas de forma mais ampla por aqui.