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A experiência do TikTok em colaboração de dados com o varejo

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A experiência do TikTok em colaboração de dados com o varejo

O relatório Estado do Retail Media 2024 do Path to Purchase Institute mostra que existe uma tendência do Retail Media ser adotado em estratégias para trabalhar a parte de cima do funil de vendas. Isso porque soluções completas de funil permitem que as marcas envolvam os consumidores usando dados próprios do varejista em todas as etapas de sua jornada, desde o conhecimento até a compra. Essa demanda por redes de Retail Media de funil completo incluirá mais posicionamentos de anúncios fora do site e um foco renovado na expansão dos formatos de anúncio existentes.

Para reforçar esse ponto, quando perguntadas sobre o investimento em Retail Media versus o ano anterior, mais de 50% das indústrias anunciantes informaram que pretendem aumentar o investimento especificamente nos formatos de Social Commerce e Off-site Ads (anúncios fora da página de e-commerce do Varejo).

O TikTok é uma das maiores plataformas de vídeo do mundo. E alguns países da América Latina como Brasil e México figuram no topo do ranking de usuários da plataforma. Esse contexto possibilita o conhecimento dos usuários de maneira única. A colaboração de dados com o varejo, que detém dados transacionais de consumidores, surge como uma grande oportunidade ao permitir a interseção entre o topo e o fundo de funil. 

E a plataforma já contabiliza algumas experiências de sucesso colaborando com o varejo. Uma marca de bebida gerou 7,8% de incremento em vendas ao fazer campanha de mídia no TikTok na França. 

A fabricante queria mostrar mais sua marca no TikTok e efetivamente aumentar a conscientização entre o público da plataforma, mas também medir o aumento incremental nas vendas de suas campanhas do TikTok.

Com a tecnologia de identidade da LiveRamp, foi possível colaborar os dados de nível de exposição gerados (exposure logs) pela plataforma TikTok vinculados a um Ramp ID com os dados de nível transacional de um parceiro de varejo.

Como resultado, o TikTok impulsionou um aumento de 7,88% nas vendas para a marca, resultando em um ROAS (Return on Ad Spend) de € 11,37 e atingindo mais de 5 milhões de usuários. Esse case não só foi bem-sucedido na geração de vendas, mas também gerou alto engajamento. O conteúdo do criador, em particular, teve uma taxa de engajamento impressionante de 3,39%.