Voltar ao Blog

A experiência da Coca-Cola com colaboração de dados com o varejo

  • 2 min de leitura

A experiência da Coca-Cola com colaboração de dados com o varejo

Segundo a pesquisa do Estado de retail Media 2024 do Path to Purchase Institute, o Retail Media ocupa o primeiro lugar na lista dos canais de marketing mais importantes, com 81% dos anunciantes considerando muito importante ou extremamente importante para suas estratégias de 2024. A previsão de gasto nos EUA em Retail Media é de 60 Bilhões de Dólares para esse ano.  Enquanto o Retail Media continuar entregando valor com consistência, a escolha por esse canal de mídia fará parte do plano.

No Brasil, muitas empresas já estão apostando no retail media e os resultados têm sido diferenciados. Esse é o caso da Coca-Cola que já entendeu o impacto da colaboração de dados com o varejo:

  • Coloca o shopper no centro do planejamento de marketing
  • Permite a mensuração avançada com a possibilidade de insights sobre audiência, ajustes durante a campanha e os aprendizados para novas estratégias. 
  • Promove a intersecção de diversas áreas dentro da empresa, ao trazer para a mesa de planejamento trade, marketing, e-commerce e logística, proporcionando uma visão mais robusta, detalhada da jornada do cliente.

Case de sucesso

A Coca-Cola fez uma campanha de Natal focada em Coca-Cola Sem Açúcar. O principal objetivo era Impulsionar as vendas de Coca Sem Açúcar, com ROI positivo e análise aprofundada do comportamento do consumidor.

Solução

Usando a tecnologia da LiveRamp, foi possível criar 5 audiências diferentes dentro da categoria de refrigerantes e cestas correlatas para medir e analisar em detalhe o comportamento de cada audiência única à mídia e aos canais de venda. Além da taxa de conversão, canal prioritário de venda e número de compradores, cada audiência foi estudada em nível de fidelização, engajamento com os criativos, frequência e ticket médio. 

Resultados:

  • Taxa de conversão 3x acima de projetos referência/benchmarks
  • Duplo dígito de taxa de aquisição
  • Duplo dígito de crescimento total de vendas 
  • ROI de duplo dígito por cada R$ investido