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8 tendências do Marketing para ficar atento em 2025

  • 4 min read

Líderes da LiveRamp compartilham suas previsões para 2025, abordando desde a padronização de mídia no varejo até a obtenção de uma verdadeira medição multitelas e a otimização do marketing com IA. O próximo ano promete muitas oportunidades de crescimento para marcas dispostas a se arriscar.

À medida que as empresas buscam formas mais eficazes e conscientes da privacidade para se conectar com seus clientes, 2025 será um ano de oportunidades para o setor. A padronização está se expandindo, a medição multitelas está se tornando realidade e a IA está finalmente cumprindo a promessa de transformar as operações de marketing.

Essas tendências, entre outras, irão revolucionar como marcas, publishers, redes de mídia e seus parceiros colaboram e constroem fidelidade do cliente. Aqueles que estiverem dispostos a inovar e adotar novas tecnologias terão a chance de transformar seus negócios.

Aqui estão as previsões de oito especialistas da LiveRamp para o marketing em 2025:

  1. Os profissionais de Marketing “medirão em todos os lugares” para alcançar consumidores em novos canais
    Jessica Shapiro, Chief Marketing Officer:
    Hoje, as pessoas obtêm notícias, assistem a entretenimento e consomem conteúdo em diversas plataformas—CTV, dispositivos móveis, web e transmissões tradicionais. Como os hábitos de consumo de mídia evoluem rapidamente, os profissionais de marketing em 2025 precisarão medir o desempenho da mídia em todos os lugares para otimizar campanhas em tempo real e alcançar consumidores onde quer que estejam. Canais emergentes, como podcasts, terão uma influência ainda maior. Por exemplo, os podcasts desempenharam um papel significativo nas campanhas das eleições de 2024, e seu impacto em outros setores continuará a crescer.
  2. A padronização de mídia no varejo passará de um “diferencial” para uma “necessidade”
    Lori Johnshoy, Head of Global Retail and CPG Strategy:
    Em 2025, veremos um aumento no número de varejistas que adotarão mais padrões em todo o ecossistema, começando por insights que impulsionam segmentação e ativação. A inclusão de modelos padronizados em stacks de tecnologia simplifica a gestão de campanhas em vários publishers e plataformas, além de facilitar processos legais e unificar métricas para que o desempenho seja comparado em todo o ecossistema sem comprometer a flexibilidade ou a privacidade.
  3. Parcerias rápidas liberarão valor de forma acelerada
    Matthew Karasick, VP of Product:
    No passado, colaborações em ambientes de clean room enfrentaram longos períodos de negociação e configurações técnicas, atrasando a geração de insights. Em 2025, parcerias simplificadas e ferramentas como o Quick Start Insights da LiveRamp permitirão colaborações mais rápidas, baseadas em padrões legais e métricas de desempenho. Isso economizará tempo e maximizará decisões baseadas em dados de forma mais eficiente.
  4. A medição multitelas será possível de forma abrangente
    Daniella Harkins, SVP, Product Go-To-Market:
    Os profissionais de marketing precisam medir o desempenho em várias plataformas—TV, CTV, redes sociais, mídia digital e programática—simultaneamente. Com colaboração de dados, será possível acessar insights de desempenho quase em tempo real. Ferramentas novas em 2025 permitirão medições mais flexíveis e rápidas, oferecendo insights personalizados que impulsionam resultados concretos.
  5. Redes de commerce media no setor de viagens e hospitalidade terão crescimento recorde
    Tara Franceschini, Industry Specialist, High Growth Verticals:
    Marcas estão buscando formas inovadoras de alavancar e enriquecer seus dados. Em 2025, o investimento publicitário em mídia de comércio focada em viagens chegará a US$ 2,96 bilhões, criando oportunidades lucrativas para empresas que conseguirem transformar seus insights de dados em valor.
  6. A IA transformará as estratégias de marketing
    Travis Clinger, Chief Connectivity & Ecosystem Officer:
    A IA consolidou sua presença em 2024, e em 2025 os profissionais de marketing devem integrá-la totalmente aos seus fluxos de trabalho e estratégias. A IA está transformando o panorama das buscas, e as marcas devem repensar suas estratégias de SEO para otimizar conteúdos para resumos gerados por IA.
  7. A Identidade Sustentará a Medição Multitelas
    Erin Boelkens, VP of Product, Identity and Connectivity:
    A resolução de identidade será um pilar fundamental para aproveitar ferramentas de medição multitelas. Estratégias robustas de identidade garantirão uma visão unificada do cliente, permitindo que as marcas maximizem os avanços em medição e otimização.
  8. Novas Experiências de Mídia Levarão a Experiências Fragmentadas
    Jimmy Ren, Senior Director of Corporate Development:
    Com os consumidores se voltando para conteúdo premium como CTV e plataformas de IA como ChatGPT, os investimentos em mídia serão distribuídos em pontos de contato mais fragmentados. Em 2025, as marcas precisarão garantir acesso amplo a dados e conectividade com parceiros para manter experiências conectadas e consistentes para os consumidores.